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Coronavírus - Como manter a continuidade do seu negócio?

Coronavírus – Como manter a continuidade do seu negócio?

Organização Mundial da Saúde declara pandemia de Coronavírus

A Organização Mundial de Saúde OMS declarou nesta quarta-feira a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov0-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Nas últimas duas semanas, segundo a OMS, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. São mais de 118 mil casos ao redor do mundo e 4.291 mortes.

 

Como evitar que o Coronavírus progrida?

 

Mitigação é a estratégia de saúde pública que busca sobretudo cuidar dos doentes e públicos prioritários. Como afirmaram os diretores, a OMS ainda acredita que a contenção da circulação do Coronavírus precisa ser buscada por todos os países e é apontada como pilar das ações.

 

Tenha um plano de contingência antes que o Coronavírus atinja seus colegas e funcionários

 

Um plano de contingência é um planejamento de medidas a serem adotados para ajudar a controlar uma situação de emergência. Com isso é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas.

Baseado na avaliação do risco do novo Coronavírus afetar o Brasil e seu impacto para a saúde pública, como está o seu plano para garantir acesso aos seus colaboradores de forma remota?

Em vários cenários a Gruppen it já implementou planos de contingencia utilizando VDI (Virtual Desktop Infrastructure) para garantir o acesso remoto. Dentro das opções de Citrix, VMware e Microsoft conseguimos garantir o acesso e continuidade de trabalho para todas as áreas (engenharia, recursos humanos e etc..)

 

Guia e Modelo de Continuidade de Negócios Pandêmicos

Uma pandemia não é uma interrupção normal dos negócios. Ao contrário de um ataque cibernético ou de um desastre natural, pode afetar as operações globalmente por meses e ameaçar a força de trabalho diretamente.
Uma nova cepa de coronavírus que surgiu em Wuhan, na China, no mês passado é o último lembrete – como SARS, MERS e H1N1 antes – de que as empresas precisam planejar e se preparar para surtos de doenças perigosas em larga escala. 
Mesmo antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma emergência global de saúde pública em 30 de janeiro de 2020 , as empresas já haviam começado a tomar medidas para reduzir sua exposição, como restringir viagens à China, fechar lojas e fábricas e ordenar que os funcionários das regiões afetadas trabalho a partir de casa. 
O pré-planejamento é essencial durante qualquer crise, mas as pandemias exigem atividades extras. Isso inclui manter contato próximo com epidemiologistas , além de monitorar e modelar os impactos ao longo de meses. 
Felizmente, sua organização já possui um plano de gerenciamento de continuidade de negócios (PGCN) para pandemias, não é mesmo?

Lista de verificação

1 – Coloque as pessoas em primeiro lugar

É a coisa mais inteligente a fazer como empregador (e a coisa certa a fazer para as espécies). Quando o SARS (também um coronavírus) se espalhou para quatro continentes em 2003, executivos de sete empresas nos disseram que gerenciar as preocupações e perguntas dos funcionários era uma das atividades associadas mais demoradas. Mesmo quando o impacto de uma doença é limitado, a incerteza pode criar medo e ansiedade. Se os funcionários acharem que podem ser expostos no trabalho, o moral sofrerá. Além disso, as empresas enfrentam potencial para opinião pública ruim das ações da empresa e de processos de funcionários. Como resultado, os líderes de RH precisam se envolver em qualquer plano de preparação e resposta, em parceria com representantes do gerenciamento de riscos, segurança e proteção, comunicações, finanças e TI.

 

2 – Melhore os recursos gerais da empresa.

Mesmo que o novo coronavírus seja contido e suprimido nas próximas semanas, ele ainda oferece uma oportunidade de ver onde a empresa está exposta e quais atividades comerciais podem não ocorrer conforme o planejado durante a disseminação de doenças infecciosas. Afinal, interrupções médicas mais comuns podem ser mais caras a longo prazo. Por exemplo, a gripe sazonal custou às empresas US $ 21 bilhões em perda de produtividade em 2018 – sem mencionar os inconvenientes para os trabalhadores (e às vezes graves impactos à saúde). Documente sua resposta desta vez; observe surpresas ou suposições em seu plano que se revelaram erradas. Os líderes de RH também devem trabalhar com os funcionários, implantando pesquisas direcionadas ou grupos focais, para avaliar a eficácia do plano de resposta da empresa e de todas as áreas em que os funcionários desejam ter mais apoio. 

 

Como cultivar programas eficazes de “Trabalho remoto”

 

Em um esforço para reduzir o custo do espaço de escritório, os líderes de aplicativos geralmente incentivam os funcionários a trabalhar remotamente. No entanto, se a ênfase estiver apenas na liberação de espaço, esses esforços falharão. Esta pesquisa descreve as primeiras etapas essenciais da criação de programas de trabalho remotos.

 

Recomendações e iniciativas de trabalho remoto:

 

  • Estabeleça uma base de confiança, capacitando funcionários e gerentes para serem eficazes em cenários de trabalho remoto;
  • Determine que trabalho se presta a um modelo remoto, analisando responsabilidades, tarefas e os papéis que podem cumpri-los;
  • Prepare os funcionários para demandas de trabalho remoto, definindo expectativas precisas e permitindo interações de suporte;
  • Teste a sua infraestrutura de tecnologia para determinar sua capacidade de oferecer suporte ao trabalho remoto.

 

TOP 5 VANTAGENS DO VDI

 

1 – Segurança;

2 – Mobilidade;

3 – Redução de TCO;

4 – Redução do impacto ambiental (E-lixo e Energia Elétrica);

5 – Aumento da produtividade, ou em casos pandêmicos, a continuidade do seu negócio.

 

 

Gostou e quer saber mais? Encaminhe um e-mail para marketing@gruppen.com.br ou uma mensagem através do WhatsApp para o fone (51)99377.0362 e solicite um contato com nossos consultores comerciais.

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