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Principais diferenças entre VPN e VDI para Home Office

Principais diferenças entre VPN e VDI para Home Office

Durante o período da pandemia do covid-19 houve uma crescente demanda por acesso via VPN (rede privada virtual). Esta prática pode não ser eficaz para um grande número de acessos, pois pode acabar com a capacidade do link de internet, sobrecarregar o firewall e principalmente conectar na rede dispositivos que não possuam proteção adequada. A melhor prática é a utilização de VDI ou encapsular o terminal services na VPN. Também é bom lembrar que abrir a porta 3389 para a internet é uma medida de extremo risco.

As funções básicas de segurança que um Líder de Network deve fornecer para as conexões consideradas externas são:

  • Filtragem de pacotes
  • Filtragem de conteúdo
  • Proxy
  • Sistema de detecção e prevenção de intrusões
  • Monitoramento NCPS

Por que as empresas com uma força de trabalho distribuída precisam de uma estratégia de acesso remoto?

 

Os colaboradores quando atuam de forma remota ou em Home Office ainda precisam se conectar com segurança a aplicativos do negócio, como finanças, jurídico, assistência médica, sistemas de contabilidade e outros conteúdos e serviços que não estão em uma nuvem pública.

À medida que o número de funcionários que trabalham remotamente em casa continua a crescer, a necessidade de acesso econômico a partir de uma conexão à Internet doméstica é algo que quase toda empresa precisa.

E nada é mais frustrante para um funcionário remoto do que não ser capaz de acessar dados e aplicativos necessários para realizar seu trabalho, ou acessar os sistemas com lentidão, o que, por sua vez, prejudicará significativamente a produtividade da empresa.

Obviamente, a experiência real do usuário é fundamental quando se trata de acesso remoto a partir de casa ou de outro lugar – se é muito complicado ou não é confiável, isso gera seu próprio conjunto de impecílios.

Começaremos com uma breve definição de duas tecnologias de acesso remoto mais conhecidas, seguidas pelas principais diferenças entre elas, incluindo os prós e contras, para ajudá-lo a se atualizar sobre suas opções.

 

Quais são as principais diferenças entre VDI X VPN?

 

Infraestrutura de área de trabalho virtual (VDI)

 

Ao usar o VDI , todos os usuários têm sua própria estação dedicada que eles podem personalizar, embora o administrador possa definir políticas para decidir o que pode ser modificado e o que é uniforme entre os diferentes sistemas virtuais.

Os usuários terão um ambiente Microsoft Windows 10 (ou outro) mais familiar para se conectar.

Como os recursos são definidos e completamente dedicados a cada máquina, isso significa que cada máquina trabalha independentemente das outras, o que pode ser importante para ambientes altamente regulamentados ou seguros.

 

Rede Privada Virtual (VPN)

 

Ao usar uma VPN, o aplicativo no dispositivo cliente (por exemplo, PC ou Mac) estabelece uma conexão segura e cria um túnel entre o dispositivo e a rede corporativa.

O dispositivo do usuário final se comporta como se estivesse no escritório. Todos os aplicativos e serviços oferecidos podem enviar dados com segurança pelo túnel criptografado.

O processamento é feito na máquina cliente (PC ou Mac do usuário), ao contrário do VDI.

 

 

Prós e contras do software de acesso remoto

Existem prós e contras em cada uma dessas configurações, mas aqui estão as principais coisas a serem consideradas ao fazer sua escolha:

 

1. Custo

Uma VPN geralmente é a solução de menor custo. É necessário hardware mínimo e os usuários geralmente podem manter seus dispositivos existentes.

Um sistema VDI geralmente é o mais caro, pois há uma camada extra de software necessária para hospedar um sistema VDI, mais comumente Citrix ou VMware.

 

2. Manutenção

O uso de uma configuração de VDI requer muitas máquinas virtuais diferentes para dar suporte à base de usuários, portanto, pode ser mais desafiador executar patches e atualizações.

As configurações de VPN podem aproveitar o hardware existente, no entanto, a manutenção de recursos externos pode ser difícil, pois eles precisam se conectar para ficar visíveis.

 

3. Desempenho

A experiência do usuário geralmente é mais rápida em uma solução VDI, porque os recursos são compartimentados e ajustáveis ​​para cada usuário. Isso proporciona uma experiência mais rápida ao usar o sistema.

Uma solução VDI normalmente é recomendada para o AutoCAD ou software dependente de gráficos semelhante, que requer mais poder de processamento.

As conexões VPN dependem do hardware do cliente e da velocidade da conexão, portanto, o envio de grandes quantidades de dados pode ser lento devido à criptografia necessária.

 

4. Hardware do Usuário

Como todo o processamento está sendo feito no lado do servidor, o hardware do usuário final não é tão importante com o VDI.

As soluções VDI fornecem clientes de acesso para Mac e Windows e, em alguns casos, dispositivos iPhone e Android.

Para VPNs, o hardware do usuário é mais importante, pois o processamento é feito nesses dispositivos.

 

5. Segurança

VDI podem ser configurados para impedir que os dados saiam da rede corporativa.

As conexões VPN protegem os dados em trânsito; no entanto, os dados ainda podem ser movidos para qualquer dispositivo que o funcionário deseje; portanto, devem ser tomadas medidas extras para proteger contra a dispersão remota de dados.

 

Conclusão

Toda empresa possui requisitos diferentes que precisam ser levados em consideração. Como exemplo, para um pequeno número de usuários com necessidades limitadas, VPN  é mais simples e mais econômico.

Porém, para uma força de trabalho maior com necessidades móveis ou de processamento gráfico, uma solução VDI pode ser mais adequada para fornecer o desempenho necessário ao usuário.

Se você estiver considerando alguma dessas soluções, faça uma análise inicial das necessidades da sua empresa primeiro com um consultor de tecnologia qualificado – e não o fornecedor de uma das soluções de software!

Um profissional experiente poderá guiá-lo por todo o processo e ajudá-lo a escolher a solução certa, a implantação, qualquer treinamento necessário ao usuário e manutenção contínua, conforme necessário.

 

 

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