Blog - Gruppen Provedor de Serviços Gerenciados de Segurança
Visão Geral SD-WAN

Visão geral SD-WAN

Principais conclusões

 

  • O surgimento da computação em nuvem pública e do SaaS tornou as arquiteturas tradicionais da WAN corporativa abaixo do ideal, de uma perspectiva de preço e desempenho.
  • A WAN definida por software (SD-WAN) é uma categoria de produto convencional que fornece conectividade de filial de maneira simplificada e econômica, em comparação com os roteadores tradicionais.
  • A adoção da SD-WAN está crescendo rapidamente. Além disso, muitos provedores de serviços de rede (NSPs) e muitos não-NSPs agora oferecem serviços SD-WAN gerenciados.
  • Mais de 40 fornecedores estão oferecendo e / ou reivindicando ter soluções e produtos SD-WAN, causando confusão no mercado.

 

Benefícios e usos

 

Os benefícios de uma abordagem SD-WAN são substanciais em comparação com as abordagens tradicionais, incluindo gerenciamento e operação simplificados, custos reduzidos e maior visibilidade e segurança. A SD-WAN é específica para WANs corporativas e aplica-se a filiais de todos os tamanhos, regiões e mercados verticais.

 

Agilidade por meio de gerenciamento aprimorado

 

Devido à operação simplificada, à orquestração e à configuração zero-touch, o Gartner antecipa melhorias de 50% a 90% no tempo que as empresas (ou terceiros relevantes) levam para provisionar alterações na rede nas agências, o que pode melhorar o tempo de ativação das agências. Isso está de acordo com o que os adotantes experimentaram após a implementação.

 

Redução de custos

 

Comparado às WANs tradicionais, as SD-WANs podem levar a economias substanciais, via:

  • Custos de aquisição de capital reduzidos para hardware, software e suporte a equipamentos WAN de localização remota. Com base nas propostas que o Gartner analisou em vários fornecedores, os custos de hardware / software / suporte de cinco anos da SD-WAN são até 40% menos que os roteadores tradicionais.

 

  • Gastos operacionais reduzidos para o pessoal provisionar, gerenciar e solucionar problemas de seus equipamentos WAN. Com base nas interações com clientes dos primeiros usuários de SD-WAN, como mencionado acima, as organizações mencionaram que gastam 50% a 90% menos tempo configurando o equipamento da filial em relação aos roteadores tradicionais. Isso tem uma redução direta de custos no gerenciamento da rede.

 

  • Economia nas despesas do NSP devido à melhor utilização das conexões WAN, pois o SD-WAN melhora drasticamente o compartilhamento de carga em várias portas (versus configurações de backup ativo / passivo). Isso pode atrasar a necessidade de aumentar a largura de banda da operadora ou permitir um maior uso da conectividade à Internet de baixo custo. Um próximo nível de economia pode ser alcançado ao aproveitar a SD-WAN para rotear o tráfego, de modo que apenas o tráfego alto de QoS seja entregue pelo link mais caro (por exemplo, MPLS) e onde o tráfego menos crítico possa ser entregue pelo link menos caro (por exemplo , internet banda larga). Nota: As economias aqui variam bastante, dependendo do tipo de transporte e da região geográfica.

 

Disponibilidade de filial aprimorada

 

A SD-WAN melhora a disponibilidade geral de uma determinada filial da empresa por vários motivos, incluindo:

 

Failover simplificado – Os roteadores tradicionais são limitados na granularidade da política de failover, devido à complexidade de desenvolver e testar as configurações necessárias relacionadas aos diferentes modos de falha. As soluções SD-WAN atribuem dinamicamente o tráfego a links com base em políticas centradas em aplicativos, em vez de apenas endereços IP e circuitos. Como resultado, os produtos SD-WAN podem detectar mais cenários de failover do que os roteadores tradicionais. Assim, eles podem acomodar mais facilmente links adicionais, como vários links de banda larga ou conexões de celular.

Failover ou realocação mais rápida do tráfego – Muitas soluções SD-WAN medem dinamicamente o desempenho do link e alocam o tráfego sensível ao desempenho ao melhor link. Isso leva a uma detecção mais rápida de falhas e congestionamentos em comparação com os protocolos tradicionais de roteamento baseados em IP. Além disso, alguns fornecedores possuem tecnologia de duplicação que envia tráfego de missão crítica por vários caminhos simultaneamente, o que pode fazer com que as chamadas de voz redirecionadas sejam imperceptíveis durante uma interrupção não planejada.

Melhor visibilidade – A maioria das soluções SD-WAN fornece funcionalidade aprimorada de análise e solução de problemas, o que pode melhorar as métricas de tempo médio de reparo (MTTR) e levar a operações de rede mais proativas (consulte “NetOps 2.0: aceite a automação e a análise de rede para permanecer relevante no mundo digital” Era dos Negócios ” ).

Configurações menos frágeis – As soluções SD-WAN incluem um alto grau de automação e orquestração, reduzindo a configuração manual em comparação com os roteadores tradicionais em 90% ou mais. Os clientes do Gartner relatam que o erro de configuração manual é uma das principais causas de interrupções na rede (consulte “Como reduzir o tempo de inatividade da rede na era dos negócios digitais” ).

 

 

Gostou e quer saber mais? Encaminhe um e-mail para marketing@gruppen.com.br ou uma mensagem através do WhatsApp para o fone (51)99377.0362 e solicite um contato com nossos consultores comerciais.

*Solicite prova de conceito*

Avatar

Gruppen

Add comment